10 JUN

Roteiro Florianópolis de Carro em 3 dias!

Data: 10/06/2020

Autor: Fábio Jr.

Dicas para você conhecer a Ilha da Magia em 3 dias!

A ilha é bem grande, porém em três dias da para explorar muita coisa, desde que seja de forma organizada. Buscamos algumas opções de roteiro que podem fazer sua viagem ainda melhor.

Imagino que um dos dias, provavelmente o primeiro, será dedicado ao descanso, então uma ótima opção é a própria Praia dos Ingleses. Apesar de ter uma faixa de areia continua, limitada em ambos os lados por costões, esta praia dispõe de um mix de estilos de mar para banhar-se ou praticar esportes náuticos. Quanto mais para o sul da praia, o mar fica mais calmo, até chegar o nível de não ter mais onda. Quanto mais ao norte da praia, o mar recebe a presença de maiores ondas. Para quem gosta de uma boa caminhada, são 4,8km com muita beleza de ponta a ponta no decorrer de suas areias brancas.

Para os surfistas, em dia de swell pode-se optar por qual bancada deseja surfar, além de ser possível escolher o tamanho das ondas, já que enquanto mais para o sul, menor elas vão ficando. Poucas praias possuem tal característica.


Aulas de Surf em Florianópolis!

Se estiver buscando um local mais intocado, a Praia do Santinho é uma boa opção e fica a apenas 4,3km de nosso hotel. O mar é mais gelado e agitado, dispondo de uma cor esmeralda. A entrada da praia fica próxima ao costão, onde é possível fazer uma trilha leve pelo costão, subindo até as rochas que possuem inscrições rupestres que tem entre mil e quatro mil anos. A trilha é bem sinalizada, inclusive contendo murais contando a história.

Ao final do dia, é possível escolher entre os inúmeros restaurantes do centrinho dos Ingleses, especializados ou não em frutos do mar. Se estiver em nosso hotel, pode ir caminhando até os restaurantes ou até mesmo optar por fazer um bom peixe em uma de nossas churrasqueiras.

Em um dos dias, é interessante conhecer pontos clássicos de ilha. Recomendamos um trajeto de carro ao leste da Ilha, onde no caminho é é possível pegar uma praia na Barra da Lagoa, que fica a 19km dos Ingleses. Lá além de uma ótima praia, é possível visitar o projeto Tamar e quem sabe até ver a soltura das tartaruguinhas no mar.

Continuando o passeio, em 3,6km fica a Praia Mole, que é muito conhecida pelos surfistas. Sua areia é fofa e o mar agitado. Após a visita, seguindo mais 3,5km é chegada a famosa Lagoa da Conceição, onde existem ótimas opções de almoço, com sequencia de camarão e frutos do mar. A Lagoa além de toda sua imponente beleza, possui locação de materiais para pratica de esportes aquáticos. Na Avenida das Rendeiras, ficam lojas de produtos locais.

Para a parte da tarde a dica é visitar o mirante da Lagoa, uma das paisagens mais lindas para fotos. Ainda ao final da tarde, no retorno, vale seguir 2km para dentro em direção a Praia da Joaquina, que é conhecida internacionalmente por surfistas e turistas.

No ultimo dia, antes de retornar, a dica pela manhã é percorrer 18km e visitar Jurerê Internacional, praia e bairro conhecido por receber pessoas famosas, ter ruas largas, casas espetaculares e carrões. Além disso, como atrativo existe um shopping aberto e uma bela praia de mar calmo. Caso reste tempo para almoço, a dica é percorrer mais 10km e visitar Santo Antônio de Lisboa, bairro clássico, com construções típicas de influência açoriana. Se for domingo, terá montada uma feirinha charmosa, com artesanato e muito mais. No local existem restaurantes típicos, com ótimas opções de frutos do mar e a opção mais pedida são as famosas ostras.

Caso ainda tenha um tempo antes de ir embora, no retorno quando tiver passando pela Beira Mar Norte em direção a saída da ilha, pare um pouco no segundo bolsão (local de estacionamento) e faça um passeio de barco de 30 minutos que atualmente custa 10 reais. Ele passa por baixo da recém reformada Ponte Hercílio Luz, e conta um pouco da história da Ilha. Ou se preferir, vá direto na entrada da Ponte e caminhe sobre ela.

Caso tenha mais um dia, não deixe de visitar o Sul, que é um dos locais mais lindos dessa Ilha Maravilhosa. Mas em um outro post falaremos melhor sobre.